terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Divulgação e repercussão da cronologia "oficial" de The Legend of Zelda!


"Cronologia não é meu problema", sei sei.

       Pois é, meus receios concretizaram-se: realmente liberaram a cronologia de The Legend of Zelda como parte do artbook de comemoração aos 25 anos da franquia, por hora o "oficial" continua entre aspas, pois ainda não foi descoberta nenhuma prova científica da oficialidade dela...




... portanto ainda não vamos denominá-la OFICIAL, porque esta palavra é muito forte e comprometedora rsrs, mas, mesmo assim, vocês podem conferir a tabela e o video explicativo que a IGN divulgou na véspera do Natal (taí o motivo do atraso desse post...). Confiram aqui nesse link.
       Como podemos ver, existem três ramificações no final de "Ocarina of Time", dentre as quais uma que eu (e, supostamente, qualquer um que tenha jogado OoT na infância) não havia imaginado a existência, que é a linha da derrota de Link, que jamais conseguiu prevenir que Ganondorf dominasse Hyrule porque ele falhou, perdeu para seu oponente ou, quem sabe, nem mesmo chegou a sobreviver ao "Water Temple" por falta de fadas em seus potes...
... ou ainda, quem sabe, Navi nunca foi acordá-lo em sua casa da árvore para que fosse aclamado como o Herói do Tempo...


        Nunca alguma franquia de jogos chegou a ser impetuosa o suficiente para assumir a falha como possibilidade para seus protagonistas e projetar seus desastres para um tempo futuro na estória, pelo menos nenhuma franquia da Nintendo, nas quais o final do jogo sempre é recheado de vitórias e celebrações, como todos já conhecem bem.
Esse desfecho é tão desconhecido pelos fãs da série que, até o lançamento dessa cronologia  reveladora, contavam apenas com duas ramificações temporais em Ocarina of Time: o tempo para o qual Zelda enviou Link, sete anos de volta ao passado para que recuperasse o tempo perdido numa Hyrule pacífica, sendo que Ganon foi derrotado sem batalha alguma e a linha do tempo no qual Zelda permaneceu, para reconstruir sua terra após a Guerra, ambos finais vitoriosos.

        Devido a esse costume, aceitar como fato que o Game Over que aparece sempre que Link perde uma luta qualquer sem fadas em seus potes pode ser considerado o final “verdadeiro” do personagem torna-se uma idéia, no mínimo, espantosa.
       Além disso, com uma cronologia aprovada pela Nintendo nos mostrando que foi exatamente isso o que ocorreu, ao menos numa das realidades, prova que o “Herói do Tempo” não foi herói algum.
       Mas, o mais estranho disso tudo é que a “Linha 1”, que repercute em mais seis jogos após a falha do herói da série, será que Link não caiu morto em mais alguma sequência?
       E se, em Majora’s Mask, Link não conseguisse impedir a queda da Lua? Se fossemos considerar o “Game Over” como um final alternativo para cada jogo, principalmente em Majora’s Mask que o desastre seria mais merecedor de canonicidade do que o que ocorre em Ocarina of Time, criaria uma nova linha para cada “Mission Failed” de Link, o que poderia acontecer também com Wind Waker, caso Ganon desviasse o ataque que Link deu-lhe na cara e matasse o herói (de novo, em sua encarnação cartunesca) e mais tarde, em Skyward Sword, onde a “timeline” divide-se novamente?
       E então, pessoal? Se fossemos considerar na cronologia de todos os jogos a possibilidade de falha do protagonista, poderíamos ficar horas (ou dias, ou quanto tempo bastasse para cansarmos) discutindo as possibilidades dos heróis não terem sucesso em suas missões e suas jornadas terem finais trágicos, catastróficos ou qualquer coisa que fosse ainda pior do que isso, algo que não faria bem para a fantasia do game que consiste em lutar, suar, batalhar, mas acabar com um final satisfatório, não na morte de um herói.
       Concordando com Lucas M. Thomas, da IGN, que declarou que seu Link nunca morreu, pois ele sempre tinha uma fada e, se em algum outro lugar, algum Link falhou. E este Link (que falhou) pode acabar sendo o herói mais importante de todos no futuro.


Link morto já é complicado, agora com uma espada estacada justo onde... OMG!



Fonte: IGN.

Karin é uma operadora de DNA que, entre suas missões prefere ficar acompanhando a cultura nerd e cozinhando novidades, sempre sonhando com a vida perfeita e confortável que terá quando concluir sua missão mais importante: terminar Metal Gear Solid!

3 comentários:

  1. Bom post, acho que a Nintendo nunca deveria ter liberado a cronologia(era assim que o Miyamoto queria antes),confesso que curti, principalmente pelo fato do A Link To The Past ser originário do mundo do Link perdedor.
    Partindo por essa visão, devo ter criado várias linhas do tempo, porque já matei um monte de Links.

    E o Renver foi RRRRRRAAAAAATINHOOOOOO nessa declaração.

    ResponderExcluir
  2. Essa cronologia jamais deveria ter sido divulgada mesmo, Zelda não precisa de ordem cronológica pra ser jogado e isso é ótimo, deveria ter ficado como antes: você joga qualquer um a qualquer momento e não perde nada. U.U

    ResponderExcluir

A Constelação dos Comentários é um lugar onde todos podem discutir suas opiniões sobre as postagens do Guia, por isso, expressem suas ideias e críticas, positivas ou negativas, contanto que sejam construtivas e respeitosas para com todos. Obrigado.